Proteção de arquivos de música contra cópia

postado em 19 de mai de 2010 05:49 por Cristian Thiago Moecke   [ 19 de mai de 2010 05:58 atualizado‎(s)‎ ]
Fernando - "Olá. 
Tenho lido alguns de seus artigos e, como leigo no assunto criptografia, posso garantir que foram muito úteis. Parabéns pela iniciativa.
Aproveitando o contato, falo sobre um projeto que estou desenvolvendo.
O projeto conciste em fornecer músicas no formato mp3 gravadas em HD externo ou cartões de memória, mas que não poderiam ser extraídas, só executadas. Ou seja, gostaríamos que o comprador pudesse comprar o pacote de músicas e ouví-las, porém, não copiá-las e distribuí-las livremente. Neste caso, o comprador só teria permissão para leitura dos arquivos.
Como não temos encontrado uma solução interessante, pedimos sua indicação ou informações sobre se a criptografia não pode nos ajudar neste caso. A gravação ou exclusão de arquivos só poderia ser feita por nós, mediante senha de criptografia. O usuário comum, só poderia ler, executar as músicas em qualquer player.
Se puder ajudar, agradeço muitíssimo.
Um abraço."

Olá Fernando. Desculpe a demora nas respostas, por um problema técnico acabei não sendo informado mais sobre novas perguntas pelo sistema por algum tempo. 

O que você quer é impossível, exceto em soluções que envolvam todo o hardware. Convenhamos que no pior caso o usuário usaria um software de terceiros como player que, em algum momento, precisaria ter acesso a música decifrada (o que será "jogado" para a caixa de som) e poderia assim pegar isso e gravar em um novo arquivo. 

Normalmente se terá que ter um software específico para tocar as músicas, de forma que esse software cuida da decifragem da música e toque ela. Mas como vocês falaram "qualquer player", isso não se aplica. Note que ainda assim um software de terceiros pode se colocar entre o seu software e a caixa de som, e gravar o material em um novo arquivo. 

Existe muito trabalho já nessa área, eu confesso não ser conhecedor de muitos deles, mas vale a pena você pesquisar. A dica é pesquisar por DRM, Digital Rights Management. Você encontrará muitas propostas que tentam solucionar este mesmo problema. Mas resolver totalmente, é muito difícil.
Comments